Custódio Forzza Comércio e Exportação Ltda

Institucional

Código de Conduta e Ética

 

APRESENTAÇÃO

O Grupo Empresarial Custódio Forzza apresenta seu Código de Ética, resultado de uma ampla construção do que hoje a companhia entende como sua governança corporativa, demonstrando com clareza os princípios éticos que norteiam todo o Grupo. O documento também é fruto do protocolo familiar, idealizado em um processo participativo e representativo, que envolveu toda a família na consolidação de valores, crenças e cultura, de forma a tornar o negócio perene e sustentável.

Este Código de Ética apresenta-se como um compromisso do Grupo de fazer valer seus princípios em práticas concretas cotidianas. O documento contempla elementos essenciais que devem estar presentes nas relações das empresas do grupo com os seus diferentes públicos – conselheiros, diretores e colaboradores, clientes, fornecedores, prestadores de serviços, concorrentes, governos, comunidade e sociedade.

O Código de Ética deve auxiliar a compreensão das obrigações éticas que revestem todas as relações de trabalho do dia a dia nas unidades do Grupo Forzza. Muito embora não contemple todas as situações que possam surgir, estabelece as diretrizes que devem ser sempre observadas por todos, e a todo tempo, nas situações em que a conduta a ser adotada não esteja clara. Em caso de dúvidas, o superior imediato ou um integrante da administração podem aconselhar e auxiliar na tomada de decisão mais adequada em relação à conduta no trabalho e nos negócios.

As empresas do Grupo Empresarial Custódio Forzza dispõem dos Departamentos Jurídico e de Recursos Humanos que estão sempre à disposição para orientar e dirimir dúvidas tanto no aspecto legal quanto no pessoal, sempre que houver dúvidas na execução dos procedimentos nas unidades de trabalho.

 

DIRECIONADORES DA AÇÃO EMPRESARIAL DO GRUPO CUSTÓDIO FORZZA

Missão

Garantir práticas de boa governança corporativa para o sucesso crescente dos negócios, levando-o a ser reconhecido como Grupo Empresarial Familiar de referência, que mantém o legado visionário e empreendedor do fundador, associado à rentabilidade e sustentabilidade crescentes, por meio do comprometimento, do profissionalismo e da ética de seus colaboradores.

Valores

Prosperidade
Harmonia
Honestidade e Transparência
Respeito
Profissionalismo
Tradição

 

INTRODUÇÃO

Experiência, solidez e tradição reconhecida pela honestidade e integridade de suas práticas administrativas em todas as operações comerciais, aliadas à tecnologia, moderna infraestrutura e gestão de qualidade. Assim se traduz a trajetória de quase 60 anos do Grupo Empresarial Custódio Forzza, dedicados ao comércio de todos os tipos de cafés.

A história do grupo começou com o espírito empreendedor do fundador Custódio Forzza, que, em 1960, criou a Custódio Forzza Comércio e Exportação Ltda, em Colatina, no norte do Espírito Santo. Naquela época, ele comprava café de produtores, vendia café para exportadores, intermediava negociações, além de comprar e vender madeira, cacau e outros produtos.

Hoje, o Grupo Empresarial Custódio Forzza é um dos 10 maiores exportadores de café do Brasil, sendo o primeiro em volume do tipo conillon. Com mais de 60 anos de mercado, o Grupo mantém sua visão empresarial pautada pelo compromisso com seus clientes, pela busca contínua da qualidade de seus produtos e pelas parcerias comerciais de longo prazo.

Anualmente, são comercializadas 1,7 milhão de sacas de café, sendo 1 milhão destinado à exportação e 700 mil sacas ao mercado interno. No portfólio do Grupo Empresarial Custódio Forzza estão disponíveis todos os tipos de café, com garantia de qualidade, que são fornecidos para multinacionais de mais de 40 países, nos cinco continentes.

Com base familiar, o Grupo Empresarial Custódio Forzza se profissionalizou ao longo dos anos, mas manteve a marca da credibilidade em seus negócios. Além do comércio e exportação de grãos de café e cacau em amêndoas, o Grupo também atua nos ramos de armazéns gerais, factoring e agropecuária.

 

 

OBSERVÂNCIA ÀS LEIS E REGULAMENTOS

Pautada no preceito de que o desconhecimento da lei não justifica a falta nem isenta de responsabilidade, as empresas do Grupo Empresarial Custódio Forzza e seus colaboradores devem cumprir todas as leis e regulamentações aplicáveis aos negócios do Grupo, impondo-se a cada um deles o conhecimento do conjunto de regras da respectiva área de atuação, podendo consultar o Departamento Jurídico para interpretar as legislações complexas e em constante alteração.

 

 

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

As empresas do Grupo Empresarial Custódio Forzza e seus colaboradores estão comprometidos a conduzir os negócios de maneira legal, ética, transparente e profissional, com estrita observância da lei anticorrupção.

Para a correta aplicação desse preceito, é necessária a assimilação dos conceitos e definições a seguir:

  • CORRUPÇÃO - É abuso de poder ou autoridade, por uma pessoa em favor de outra, em troca de vantagens ilícitas para si. A forma mais comum de corrupção é o suborno.
  • SUBORNO - Consiste da oferta, doação, recebimento de algo de valor em troca de um tratamento favorável por uma empresa, autoridade oficial ou funcionário público.
  • PAGAMENTO FACILITADOR - É um pequeno pagamento a funcionário público para assegurar ou antecipar a execução de uma ação ou serviço a que uma pessoa ou empresa legalmente tenha direito.

Como regra, as empresas do Grupo Empresarial Custódio Forzza não admitem que sejam oferecidos presentes ou concedidos favores fora do curso normal dos negócios a clientes e fornecedores efetivos ou potenciais, seus empregados ou representantes, ou a qualquer pessoa com a qual a empresa tenha algum vínculo contratual ou pretenda negociar qualquer contrato.

Seguindo esses conceitos, nenhum colaborador deverá se prevalecer da posição que ocupa nas Empresas do Grupo Empresarial Custódio Forzza para obter benefícios pessoais conferidos por pessoas que realizam ou buscam realizar negócios com a Empresa, para aceitar qualquer benefício pessoal, tais como o recebimento de valor em espécie, presentes, empréstimos, serviços, viagens de lazer ou férias, privilégios especiais, moradia ou hospedagens, com exceção de itens promocionais de pequeno valor.
 

 

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

Cada um dos colaboradores é responsável por observar os valores do Grupo Empresarial Custódio Forzza nas atividades diárias e por dedicar os melhores esforços para garantir que todos respeitem as regras de conduta consolidadas neste Código.

Qualquer conduta contrária a essas regras é punível por medida disciplinar podendo até dar causa à rescisão do contrato de trabalho, de acordo com as leis e procedimentos aplicáveis.

 

RELACIONAMENTOS COM CLIENTES

A prosperidade das empresas é inspirada pela manutenção de relações comerciais de longo prazo, baseadas na integridade, honestidade e respeito mútuo, como fatores que preservam a qualidade dos relacionamentos e a satisfação dos clientes.

Somente informações claras, concretas, pertinentes e verdadeiras podem ser dadas aos nossos clientes, evitando-se declarações que possam ser mal interpretadas ou promessas relacionadas à qualidade e características do produto, prazos de entrega e preços, que não possam ser razoavelmente mantidas.

Selecionamos e monitoramos parceiros de negócios para impedir a influência de práticas incompatíveis com os valores e princípios consagrados neste Código.

A ética, o profissionalismo e a integridade dos nossos colaboradores internos e externos permitem que as Empresas do Grupo sejam reconhecidas pela postura transparente e pela independência nas negociações. 

Estará sempre preservado o sigilo de todas as informações em transações comerciais como técnicas de trabalho, processos, dados mercadológicos e estratégias de negócios, sendo a divulgação de responsabilidade da Diretoria ou por exigência de Lei.

 

 

E-MAIL E INTERNET

O Grupo Custódio Forzza é proprietário dos sistemas de e-mail e de Internet no local de trabalho que devem ser utilizados principalmente para comunicações relacionadas ao trabalho. Embora cada um dos colaboradores tenha senhas de acesso individuais para esses sistemas, a empresa reserva-se no direito, sujeito às leis aplicáveis, de acessar e monitorar o uso. 

É estritamente proibido utilizar os sistemas de e-mail e de Internet para qualquer propósito impróprio ou ilegal, inclusive para transmissão de conteúdos que possam ser vistos como insultantes ou ofensivos a outras pessoas, tais como mensagens, vídeos, textos, desenhos ou piadas que possam ser interpretados como discriminatórios de raça, cor, religião, sexo, idade, nacionalidade ou deficiência.

 

AMBIENTE DE TRABALHO

A política de recursos humanos é permeada pela estruturação de um ambiente de trabalho sadio, sem discriminação entre os colaboradores e avesso a qualquer forma de assédio sexual, moral ou de assédio de qualquer outro tipo, seja por parte de um empregado a outro, por um empregado a um cliente ou fornecedor ou vice-versa.

O Grupo Empresarial Custódio Forzza está empenhado em garantir que cada pessoa seja tratada de forma justa e digna, não sendo tolerada qualquer prática discriminatória de raça, cor, religião, sexo, idade, nacionalidade, deficiência, mulheres grávidas ou com filhos, ou de qualquer outra forma ilegal.

As Empresas do Grupo procuram proporcionar a cada um dos colaboradores as mesmas oportunidades de crescimento, sem discriminação.

Somente são admitidas as distinções baseadas no mérito pessoal e nas aptidões ou qualificações exigidas para determinado cargo ou função.

Qualquer colaborador que acredite ter sido vítima ou testemunha de uma situação envolvendo assédio ou discriminação deve informar imediatamente tal situação ao superior imediato ou à diretoria. Todos os relatos serão tratados com confidencialidade.

O Grupo Empresarial Custódio Forzza permite que familiares de seus acionistas e colaboradores trabalhem para a empresa desde que sejam avaliados e escolhidos de forma objetiva e com base nos mesmos critérios utilizados para outros candidatos, e que seus cargos não sejam potencialmente conflitantes ou permitam qualquer tipo de preferência.

As regras para ingresso e promoção de familiares dos acionistas estão definidas no Protocolo Familiar do Grupo Empresarial Custódio Forzza e devem ser observadas por todas as instâncias da Governança Corporativa.

 

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

O Grupo Empresarial Custódio Forzza dedica todos os esforços para proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro, conduzindo todas as inspeções regulares para eliminar quaisquer condições ou comportamentos perigosos. Os colaboradores são orientados e estimulados a obedecer aos padrões das empresas nas questões da segurança própria e dos outros.

Dispõe das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes para investigar os acidentes, promover e divulgar o zelo pela observância das normas de segurança, bem como a promoção da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).

É proibida a produção, o uso, a compra, a venda, o tráfico ou a posse, nas instalações das empresas (ou fora delas quando estiver a trabalho), de substâncias tais como bebidas alcoólicas (salvo nos casos permitidos), estimulantes, narcóticos e outros entorpecentes.

  

PROIBIÇÃO DO TRABALHO INFANTIL E DO TRABALHO ESCRAVO

O Grupo Empresarial Custódio Forzza não aceita, tanto dentro de suas empresas quanto com seus fornecedores e parceiros de negócios, trabalho escravo ou em condições análogas, bem como uso de mão de obra infantil. Portanto, é vedada toda a forma de trabalho exercida por criança e adolescente abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação, considerando que o trabalho, durante a infância, interfere física e mentalmente, moral e socialmente na formação da criança, prejudicando ainda suas necessidades educacionais.


Grupo Forzza - Todos os direitos reservados